Você Está
Início > Notícias > Morre a religiosa Maria Conceição Berriel

Morre a religiosa Maria Conceição Berriel

Faleceu na noite de domingo (17), a religiosa católica Maria Conceição Berriel, aos 87 anos. Ela era uma das fundadoras da comunidade Divino Espírito Santo, do bairro Vila Nova, e trabalhou em várias pastorais sendo fundadora também da Pastoral da Pessoa Idosa. Era solteira de uma família com mais duas irmãs, já falecidas, uma delas que foi freira.

Professora Conceição, como era conhecida na zona norte de Rosário do Sul, devotou uma grande parte de sua vida para aquela comunidade e para a Igreja. Em 1981 ela chegou ao bairro Vila Nova e um ano depois foi uma das fundadoras da comunidade Espírito Santo, que ganhou uma igreja construída em madeira para as reuniões.

Religiosa Maria Conceição Berriel devotou sua vida a ministração do evangelho, o amor e cuidado com o próximo
Religiosa Maria Conceição Berriel devotou sua vida a ministração do evangelho, o amor e cuidado com o próximo. Foto: Divulgação

Ela era natural de Rosário do Sul e, além de ser fundadora da comunidade, devotou sua vida nas Comunidades Eclesiais de Base em especial às crianças e jovens. Era ministra da comunidade e Catequista, atuando inclusive com o grupo de Infância Missionária Primeiro Acompanhamento.

Devido ao aumento dos devotos na comunidade e região tornou-se necessário a ampliação do local. Com a coordenação de Nilza Mar Macedo foi preparado um pedido aprovado pela paróquia e bispado de ajuda aos católicos da Alemanha, que via Adveniat enviaram a soma de R$ 15.000,00 que serviram para a construção em alvenaria da nova igreja do bairro, inaugurada em agosto de 2002, pelo então Bispo Dom Laurindo Guizzardi, e pelo padre Maurício Gottardi.

Na Paróquia atuou e foi uma das primeiras coordenadoras da Pastoral da Criança e foi uma das fundadoras da Pastoral do Idoso, hoje chamada Pastoral da Pessoa Idosa. Também atuava na Pastoral da Saúde, onde preocupava-se com o desenvolvimento dos recém nascidos e crianças.

O padre rosariense Eleutério Conrado Júnior lembra que em 2015, juntos, na Paróquia São Judas Tadeu, iniciaram a pastoral da Pessoa Idosa na Diocese de Bagé. “Ela veio de Rosário para capacitar. Com sua alegria e disponibilidade semeou sementes de amor. E este amor que vamos lembrar. Obrigado Conceição pelo teu exemplo de cristã”, disse em rede social.

Amigo pessoal da professora Conceição, o deputado estadual Valdeci Oliveira também lamentou o passamento da religiosa. “Na minha última ida a Rosário, tive a oportunidade de me encontrar com ela e desfrutar da sua sabedoria, da sua alegria e da sua solidariedade” diz a nota.

Durante seu velório na comunidade que ajudou a criar foi lida uma  carta contando sua história e sua vida devota ao próximo e a igreja, destacou o Padre Airton Gusmão. “Foi uma pessoa despojada, simples, humana, acolhedora e com dedicação total ao processo de organização da Igreja viva – povo de Deus”, diz um trecho da carta.

Ela foi velada na capela da comunidade que atuava durante a última segunda-feira (18) e sepultada às 14h30 no Cemitério São Sebastião. Os serviços fúnebres foram da funerária Angelus.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top