Você Está
Início > Notícias > Pedro Elias é o secretário municipal de Obras, Viação, Transito e Transporte

Pedro Elias é o secretário municipal de Obras, Viação, Transito e Transporte

Uma das secretarias mais comentadas, inclusive na imprensa estadual, em 2020 foi a Secretaria Municipal de Obras. A pasta ficou em evidência após a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Câmara Municipal de Vereadores que investigou, entre outras questões, o superfaturamento de peças e equipamentos do maquinário da secretaria.

Pedro Elias Leão Nunes é o novo secretário da Secretaria Municipal de Obras, Viação, Transito e Transporte. Ele já esteve frente à pasta por dois anos durante a gestão do prefeito Luis Henrique Antonello. Entre os departamentos de responsabilidade da secretaria, os principais são engenharia, trânsito, asfalto e calçamento, saneamento, iluminação pública, limpeza pública, transporte, ente outros.

A Gazeta de Rosário entrevistou o secretário sobre os desafios nesta nova gestão.

Gazeta de Rosário: Como foi pro senhor receber o convite para chefiar uma das secretariais mais difíceis?

Pedro Nunes: Não só pela dificuldade, eu pontuo que há a questão da grande quantidade de departamentos que envolvem praticamente todos os setores da cidade. Então essa que é a grande dificuldade que nós temos.

GR: Quais as expectativas para o cargo?

PN: Assumimos com uma defasagem muito grande de serviços que precisavam ser feitos. É claro que quando começa um novo governo e as pessoas depositaram a confiança nele, as expectativas é que as coisas vão se resolver em um estralar de dedos, mas não é bem assim. Demora um tempo pra gente conseguir fazer com que e engrenagem funcione normalmente. Contamos com a paciência dos nossos contribuintes.  Para citar um exemplo, somente no departamento de eletricidade, encontramos mais de quinhentas lâmpadas queimadas que precisam ser repostas e com apenas uma equipe. Dos dois caminhões, apenas um funciona. Então, fora o número de ocorrências que chegam diariamente, tem esse número passivo do ano passado.

GR: Como foi a primeira quinzena frente à pasta?

PN: Já iniciamos apagando incêndio. Quando assumimos, a rua Coronel Soares, que desce para a praia, estava interrompida. Conseguimos liberar aquela rua, pelo menos o trânsito fluindo. Conseguimos desobstruir esgotos em vários locais que estavam necessitando. Também a recuperação de bueiros, locais de calçamento, recuperação de asfalto em alguns lugares e atendimentos diversos em pontos estratégicos e urgentes.

GR: No último sábado, com a chuva forte, a secretaria teve muitos chamados?

PN: No sábado atendemos emergencialmente. Embora com chuva, montamos equipes para atender tanto na área central da cidade, onde os bueiros estavam entupidos com sujeira. Atuamos também nos bairros, prioritariamente os bairros Jardim Paraíso e Tenente Bandeira, os mais afetados. Não tivemos êxito total, porque precisava usar a retroescavadeira em praticamente todos esses locais.

GR: Como o senhor recebeu a secretaria de obras da gestão anterior?

PN: Quando estive aqui, em 2013 e 2015, tínhamos cinco patrolas, hoje uma funciona para o interior e para a cidade. As máquinas todas sucateadas, sem manutenção e sem condições de uso. Algo que fiquei muito decepcionado é que quando eu estava aqui, em 2015, nós conseguimos licitar e comprar dois veículos, uma Nissan e uma Saveiro de ano 2015. Para nossa surpresa, chegamos aqui e as duas estavam sucateadas e sem condições de uso.

GR: Como o senhor avalia o centro de Rosário do Sul?

PN: É uma preocupação constante que temos. Tanto é que as rótulas foram na gestão do Antonello que foram implantadas. Assim como o estacionamento das motos no canteiro central. Vamos melhorar essa movimentação no transito. O que já estamos trabalhando, e fazíamos na época do Antonello, é a retirada de veículos inservíveis ou sem condições de trafegabilidade que estão enfeando a cidade. Já notificamos e na primeira semana 50% já foram retirados. Se em 30 dias o responsável não retirar, vamos notificar novamente para que seja retirado em sete dias. Passado esse tempo, vamos com a Brigada Militar e o guincho retirar os veículos e encaminhar ao depósito do Detran.

GR: Qual mensagem o senhor gostaria de deixar à população?

PN: Nós temos um governo inteiro para recuperar a cidade que foi judiada e mal tratada. Também vamos fazer o possível e o impossível para devolver a cidade que todo o cidadão merece.

Foto e reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top