Você Está
Início > Notícias > Cidade > Morre Otaciano Fernandes, defensor da causa animal

Morre Otaciano Fernandes, defensor da causa animal

Faleceu na manhã desta segunda-feira (27), o radialista e defensor da causa animal, Otaciano Fagundes Fernandes, aos 74 anos. Ele foi um dos fundadores da Associação Rosariense de Defesa dos Animais (ARDA).

Fernandes estava enfermo há algum tempo e acabou sendo internado no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA) com complicações cerebrais. Ele ficou cerca de 40 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seu quadro clínico agravou-se vindo a falecer na manhã de segunda-feira.

Dono de uma voz marcante nos microfones da Marajá AM, Otaciano era conhecido por ser defensor ferrenho da causa animal e das pessoas menos favorecidas. Otaciano teve carreira radialística iniciada na década de 60. Dividiu o microfone da Marajá com o trabalho na extinta Caixa Econômica Estadual (CEE), da qual foi funcionário desde 1968. Na Rádio Marajá AM, atuou como locutor e também foi apresentador de diversos programas até ser acometido de doenças. Ele apresentou por muitos anos o Rádio Jornal da Manhã e Rádio Jornal do Meio Dia.

Foram mais de 30 anos dedicados à causa animal. Em 1997, junto a João Carlos Bonett, Deniter Severo e outros defensores da causa animal, Otaciano foi um dos fundadores da Associação Rosariense de Defesa dos Animais (ARDA), da qual ocupou a vice-presidência por muitas gestões sendo também presidente interino em algumas ocasiões. Juntamente com Bonett, idealizaram o Programa Informativo da ARDA, que vai ao ar pela Marajá todos os sábados à tarde. Ele foi o primeiro apresentador e, até sua saúde ficar mais deficitária, ainda apresentava o informativo no qual tratava das questões dos animais de rua, animais para adoção entre outros tópicos.

Leia mais notícias da editoria Cidade

De vida simples, diariamente Otaciano era visto na cidade com seu Fusca buscando rações de doações ou que adquiria do próprio bolso para levar para os animais necessitados.  Uma das datas mais importantes para ele era o dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da ecologia.

Otaciano durante a missa de São Francisco de Assis, com a bênção dos animais em 2019
Otaciano durante a missa de São Francisco de Assis, com a bênção dos animais em 2019. Foto: Julio Lemos / Arquivo / Gazeta de Rosário

O diretor da Rádio Marajá AM/RFC, Moacir Guazina, destacou a lacuna que deixa Otaciano na área de defesa dos animais. “A marca principal foi sua veemência na defesa e amparo aos animais, muitas e reiteradas vezes, arcando de seu próprio bolso na ajuda no tratamento dos que precisavam de cuidados especiais”, destacou Guazina.

Ex-companheiro de locução no jornalismo da Marajá AM, o radialista aposentado Claudio Moreira expressou em poucas palavras a passagem do amigo Fernandes. “Um amigo de fé. Muito responsável em suas atividades, principalmente na radiofonia rosariense com suas opiniões fortes pelas boas causas”, disse.

Ex-presidente da ARDA, Marta Jobim também lamentou a perda do amigo, e revelou que ele também ajudava, além dos animais, as pessoas necessitadas da comunidade rosariense. O atual presidente da entidade, João Alberto Peres “Beto”, relata o legado do defensor dos animais. “Como membro da ARDA na causa animal tenho tido na pessoa do Otaciano sempre um amigo companheiro solidário. Ele nos deixa um legado, uma bonita história de serviços prestados a causa animal. Ele deixa uma enorme saudade mas ficam as boas lembranças”, destacou Beto.

Otaciano deixa a companheira Vilca, dois irmãos e uma irmã. O velório ocorreu às 13h da mesma segunda-feira (27), na sala B da Funerária Ângelus, na rua Voluntários da Pátria, onde familiares e amigos realizaram as últimas despedidas. O sepultamento ocorreu no Cemitério São Sebastião às 17h.

Em um dos desfiles em que a ARDA participou, Otaciano (D) leva a bandeira da entidade junto com o também saudoso Bonett
Em um dos desfiles em que a ARDA participou, Otaciano (D) leva a bandeira da entidade junto com o também saudoso Bonett. Foto: Arquivo familiar / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top