Você Está
Início > Notícias > Destaque > Nove pessoas são presas em Operação do Pelotão Ambiental da BM na Semana Santa

Nove pessoas são presas em Operação do Pelotão Ambiental da BM na Semana Santa

Nove pessoas foram presas durante a Operação Semana Santa, desenvolvida pelo Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Santana do Livramento na região, entre os dias 6 e 15 de abril. Foram efetuadas diversas atividades de fiscalização nos municípios de Rosário do Sul e Livramento. Os PMs também apreenderam armas, munições, peixes e carne produto de caça, como capivaras e tatus.

A ação visou o combate à pesca ilegal e teve foco no Rio Ibicuí da Armada, que tem uma de suas nascentes em Livramento e é um dos rios que banha o município de Rosário, dentro da bacia hidrográfica do Rio Santa Maria. Nas patrulhas por terra e água, foram presas seis pessoas por pesca ilegal e três por caça de animais silvestres e porte ilegal de arma de fogo.

No decorrer da operação, foram apreendidos ainda 1,5 mil metros de rede de pesca, cinco armas de fogo, 26 munições e 200kg de peixe, sendo que entre eles havia duas espécies de Dourado, peixe protegido por lei, além de carne de capivara e tatu.

Foto: Pelotão Ambiental/Brigada Militar/Divulgação
Foto: Pelotão Ambiental/Brigada Militar/Divulgação

Em Rosário do Sul, uma das prisões ocorreu às 12h10 do dia 15 de abril, sábado passado, na localidade de Lajeado, próximo ao rio Ibicuí, no interior do município. Durante abordagem, foram apreendidos dois couros de capivara e em uma residência, dentro de um freezer, três quartos de capivara, além de uma costela do mesmo animal.

No local estava um rosariense de 44 anos e um pelotense de 38 anos. Logo após o proprietário do imóvel, rosariense de 29 anos, juntou-se à dupla. Dentro da residência ainda foram apreendidas três armas de caça e cartuchos de calibre .12. O trio foi encaminhado até a Delegacia de Polícia e autuado por crimes contra a fauna. Além disso, foi feito outro registro de prisão em flagrante contra os dois rosarienses, que responderão por posse de arma de fogo. Os três responderão aos processos em liberdade.

O Pelotão Ambiental informa que a caça e a pesca predatória são crimes, tipificados na Lei Federal 9605/98. O órgão também ressalta que está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo telefone (055) 3243.4736.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top