Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rios em Rosário do Sul voltam a subir, mas não preocupam

Rios em Rosário do Sul voltam a subir, mas não preocupam

A quarta-feira (07), a exemplo de outros dias da semana, foi de chuva e baixa sensação térmica em Rosário do Sul. As mudanças climáticas típicas da estação que se avizinha, o inverno, tem castigado a região Sul do país, principalmente o Rio Grande do Sul e Santa Cataria. Já na madrugada até a manhã dessa quinta-feira (08), choveu 38 milímetros, conforme o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Outros medidores apontaram precipitações maiores, dependendo da região do município. O pluveômetro da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM), localizado no bairro Areias Brancas, anotou uma chuva de 63,4 mm, enquanto que o Climarosul, localizado no bairro Aliança, contabilizou 54,9 mm de chuvas.

As novas precipitações fizeram os rios Santa Maria e Ibicuí da Armada, que chegaram a baixar até quase seus níveis normais, subirem novamente. As elevações, no entanto, são leves e até o momento não há possibilidade de nova enchente.

O Ibicuí, que na quarta-feira estava com 1,60 metros de altura, por volta das 11h50 dessa quinta-feira marcava 2,24 metros, segundo o Cemaden. Já o nível do Rio Santa Maria, que baixou até 2,37 metros, estava em 2,70 metros, e subindo. Os níveis normais de ambos os rios variam entre 1,20 metros e dois metros, conforme a Defesa Civil do município.

Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Período de muitas chuvas

No último mês, entre os dias 7 de maio e 7 de junho, conforme o Clima Rosul, as chuvas em Rosário do Sul ultrapassaram os 196 milímetros. Nestes seis primeiros meses de 2017 choveu mais que o dobro que no mesmo período no ano passado. Entre 1º de janeiro e 07 de junho havia um acumulado de chuva de mais de 695 milímetros. Em 2016, a precipitação registrada no mesmo intervalo de tempo foi de 397,8 milímetros.

Para os próximos dias, o MetSul alerta que a chuva que afeta o RS e SC já há uma quinzena irá prosseguir, e intensificar-se. A instabilidade volta a aumentar e poderá ser forte, com trovoadas. As temperaturas poderão despencar na sexta-feira (09), com possibilidade até de neve na serra gaúcha.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quinta-feira, mortes e danos materiais após o novo temporal que atingiu o estado. Duas pessoas faleceram: um adolescente de 17, em Liberato Salzano, atingido por um raio; e uma idosa de 79 anos, em Caxias do Sul, que teve a casa destruída. Outra pessoa que estava em uma residência que desabou após deslizamento de terra está desaparecida.

No Rio Grande do Sul , o total de desabrigados e desalojados aumentou para 9,866 mil. São 68 municípios em emergência e 136 atingidos de alguma forma. Uruguaiana, na Fronteira Oeste, é o município com mais pessoas fora de casa. São 286 desabrigados e 5,540 mil desalojados.

Fotos: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top