Você Está
Início > Notícias > Esporte > Rosariense conquista com o Brasil o 1º Mundial de Futebol de Areia Raiz pela Seleção Brasileira

Rosariense conquista com o Brasil o 1º Mundial de Futebol de Areia Raiz pela Seleção Brasileira

Rosário do Sul esteve representado no 1º Mundial de Futebol de Areia Raiz, disputado de 8 a 13 de dezembro no Rio de Janeiro e que reuniu dez seleções. Evandro Prates “Vandão”, de 35 anos, natural de Rosário do Sul, competiu pela Seleção Brasileira e atuou como fixo durante o torneio. A conquista foi invicta para o selecionado canarinho.

O evento foi organizado pelo Governo Federal, Confederação Brasileira de Futebol de Areia, Governo do Estado do RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro, Soccer World Confederation entre outros.

A competição ocorreu na arena Maria Esther Bueno rebatizada de “Gladiadores da Bola” e envolveu Brasil, México, Tunísia, Colômbia, Paraguai, França, Chile, Uruguai, Bolívia e Angola. Devido à pandemia, o mundial não teve público.

É o segundo título internacional conquistado por Vandão. Quando tinha 15 anos foi campeão mundial de Futebol Sub 15 pela Copa Nike de futebol de campo na Holanda com o SC Internacional no ano de 2000. Agora conquista seu primeiro mundial de Areia pela Seleção Brasileira:

“É o primeiro mundial e estou fazendo parte com muito orgulho e empenho dando o meu melhor e representando meu pais, minha cidade Rosário do Sul, minha comunidade onde moro hoje, que é Porto Alegre, e não tem nem como descrever a imensa alegria de estar aqui”, disse o atleta antes da finalíssima. Ele é o único jogador de linha do sul do país na Seleção Brasileira.

Leia mais notícias da editoria Esporte

Sob o comando de China, técnico gaúcho, o Brasil obteve uma campanha com seis vitórias. O título chegou na noite de domingo (13), na Arena Gladiadores da Bola, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro quando o Brasil venceu a França por 4 a 2. A finalíssima foi repleta de emoção e lances bonitos.  O Brasil era favorito, já que tinha vencido a França na fase de grupos por 5 a 3.

“Já tínhamos jogado contra a França. A gente sabia que eles estavam numa crescente, mas o que prevaleceu foi o empenho de todos e que a bola parada iria ser um ponto forte da nossa equipe, com grandes batedores de tiro livre e também individualmente do Pedrinho Carioca, jogador mais novo do nosso grupo. Com atitude e futebol experiente sagramos campeões do mundial”, disse Vandão.

Além do título, o Brasil teve Pedrinho Carioca como artilheiro fazendo 13 gols no certame. Em terceiro ficou a Colômbia que venceu o Uruguai nos pênaltis. O Mundial não teve público e foi transmitido pela TV Brasil e Band Sports.

O Futebol de Areia Raiz foi criado em Porto Alegre em 1988 com o famoso torneio Bolamar em parceria com a Brigada Militar e espalhou-se pelo litoral do Brasil. Em 2002 a competição ganhou a Confederação chamada de CBFA, sendo o esporte mais popular no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top