Você Está
Início > Notícias > Destaque > Saideira conquista o inédito título no Citadino Principal

Saideira conquista o inédito título no Citadino Principal

O Futebol Clube Saideira conquistou na noite de domingo (4/2) em jogo emocionante contra os Bambas, o título inédito do futebol Citadino Principal, após jogo eletrizante que encerrou empatado em 2 a 2 e foi definido nos pênaltis com o placar de 4 a 2, levantando o troféu  que leva o nome do ex-árbitro, dirigente e jogador Luis Carlos de Oliveira, Negrinho.

 A competição, interrompida no ano passado e reiniciada no início de 2024 e ainda teve outras três finais no mesmo fim de semana.

Com o pavilhão principal lotado pelas torcidas dos dois times, o jogo foi disputadíssimo desde o início com a pressão dos Bambas, equipe que tem como base o extinto time do Sacolão que era o atual campeão da competição fazendo ao menos cinco escanteios. No primeiro deles, cobrado por Patrick, no rebote Nenê chutou e o goleiro Eduardo espalmou por cima do travessão. Depois Tainã ficou livre para marcar após cruzamento, mas foi desarmado na área.

Patrick ainda cobrou uma falta pela intermediária do ataque mas o chute foi pra fora.

Depois, aos 17 minutos Michel recebeu falta cobrada por Lucas Tanque, que chutou forte e Cauã, aproveitou e mandou para as redes abrindo o placar para o Saideira.

Assim o Saideira abriu espaço com Matheus, Cauã, Jonatas Monteiro tentando ampliar. Os Bambas também seguiram atacando e não parou até o apito do árbitro.

No segundo tempo o jogo também com muitas faltas e cartões amarelos seguiu com investidas dos dois times. O técnico dos Bambas mandou todo o time para o ataque na busca do empate que saiu só aos 32 finais com Tainã Lampert que em velocidade viu o goleiro Eduardo adiantado e mandou por cobertura fazendo 1 a 1 para os Bambas.

Mesmo assim o Saideira não diminuiu os contra ataques e aos 36, após cruzamento, Paulo Jesus ampliou para 2 a 1 ao Saideira. Dois minutos depois, aos 38, Miguel Najar empatou em 2 a 2 para os Bambas e o resultado manteve-se até o final decretando os pênaltis.

Decisão dramática nos pênaltis

O técnico do Saideira, Willian Fontoura “Tufão”, fez uma mudança importante antes do final do jogo, trocando o goleiro Eduardo por Pedro Pietro, que é exímio defensor em pênaltis e havia atuado na antiga ARE.

Na série de pênaltis, Ronaldinho (06), fez 1 a 0 para os Bambas. Ele chutou forte o goleiro Pedro pegou parcialmente e ela foi lentamente para o canto direito do gol. Lucas Neves (07) cobrou forte no alto perto do travessão e empatou para o Saideira.

Então brilhou Pedro Pietro, que defendeu a segunda cobrança dos Bambas. Fuca Varela (23) cobrou no canto direito e Pedro pegou.

O atacante Michel 16, colocou o Saideira na frente ao cobrar no canto direito. O goleiro Jonas tentou espalmar, mas sem chances. Silvinho (15) desperdiçou o terceiro pênalti dos Bambas ao chutar no canto direito e a bola bater na trave e sair.  Lucas Tanque (15) fez 3 a 1 para o Saideira cobrando rasteiro no canto esquerdo.  Musquito (09) diminuiu para os Bambas fazendo 3 a 2, mas Jorge Luis da Silva (21), que havia entrado no segundo tempo, cobrou forte no canto esquerdo, fez 4 a 2 e decretou o título para o Saideira.

Comemoração e festa dos novos campeões

O Saideira comemorou muito o título, e mesmo com chuva, levantou a bela taça que foi tietada por todos os jogadores e familiares no gramado do Centenário para sequências de fotografias e vídeos.  A Gazeta acompanhou a festa e entrevistou alguns dos personagens do título.

O goleiro Pedro Pietro, que fez grande defesa nas penalidades, fez homenagens destacando  o saudoso goleiro Rafael  e também seu pai, João Edis de Pietro, que incentivaram e ensinaram a arte de defender:

– Foi um jogo digno de uma final com duas equipes com qualidade. Nosso time muitos diziam que nem da fase grupo íamos passar e fomos ganhando força durante o campeonato e conseguimos se consagrar campeão.  Sobre  os pênaltis, eu já tinha estudado. Conversei com meu time e uns atletas de Rosário onde seria o canto de confiança deles, e consequentemente acertei todos cantos e consegui ajudar o time a ser campeão. Na  hora que peguei o pênalti gostaria de homenagear o Rafael Strohschoen que ele siga me abençoando. Ele e meu pai João de Pietro foram os dois caras que me ensinaram a arte de ser goleiro”, completou Pedro.

Michel dedicou o título a sua esposa Marília que vem com ele de Sant’Ana do Livramento  em todos os jogos pelo Saideira.

Quando guri, era gandula nos jogos do Citadino, Jonatas Monteiro  “Cara Preta”, virou jogador, atuou na antiga ARE do professor Madruga, saiu campeão citadino em Cacequi e chegou a seu primeiro título do principal em Rosário. Emocionado fez dedicação a namorada e sua mãe:

–  Sabia da importância desde o começo que é um jogo de final a gente não joga, se ganha. E entramos com o objetivo de ser campeões. Tivemos dificuldades durante o jogo mas Deus abençoou com esse título. Dedico para a mãe Cidia e minha namorada Maria Fernanda. Primeiro título nosso mãe, abraço te amo, Maria Fernanda abraços”, disse o jogador.

Jonatas Monteiro

Já o técnico Willian “Tufão”, lembrou do início do campeonato, sua saída momentânea e seu regresso ao time que culminou com o título:

– Foi um jogaço, é difícil conter as lágrimas. Esse jogo merecemos , a equipe Bambas qualificadíssima e  jogamos mais. É difícil atuar contra uma equipe que joga muito. Mas soubemos  atuar. Agora é comemorar aproveitar primeiro título da equipe e meu no campo, eu tinha um vice. Fui muito criticado no início do campeonato,  trocaram e o outro professor não quis continuar, eu voltei fui humilde soube me reerguer, e hoje comemoramos diante da torcida maravilhosa . Creio que o grupo e eu éramos merecedores, e eu mais ainda pois saiu a zica”, disse Tufão antes de levar um banho comemorativo feito pelos seus atletas ainda dentro de campo.

BAMBAS- O técnico Fabiano “Sassa” Dellavechia, que também foi várias vezes campeão pelo Sacolão e junto com a maioria dos jogadores da extinta equipe formou o elenco dos Bambas, assinalou que a partida foi decidida nos detalhes e que pênalti é concentração do atleta:

– Foi um jogaço, digno de final, com as duas equipes propondo o jogo decidido no detalhe.  Saímos com placar adverso e buscamos o empate. Tomamos um gol, corremos atrás e conseguimos o empate. Pênalti é concentração. Todo mundo fala em loteria, mas falo concentração. As duas equipes estão de parabéns, ao Saideira uma nova gurizada, novo ciclo do futebol chegando.  Os Bambas eram mais experientes e o Saideira está de parabéns, essa gurizada, torço que seja o futuro do campeonato. Siclos passam, 2024 teremos novo campeonato e o Bambas vem novamente com time forte e aguerrido. Parabenizo a organização, equipes e dirigentes, eles que fazem nosso futebol ocorrer, pontuou Sassá.

Mesmo com chuva a equipe campeã esperou os troféus e também medalhas, que foram entregues pelo prefeito Vilmar Oliveira e pelo vereador Jeferson Ortiz, além das equipes do SESC e Sedecultur que trabalharam durante todo o final de semana.  As equipes femininas também receberam a premiação. Os Bambas iriam receber os prêmios durante a semana no gabinete do prefeito.

MAIS- A Gazeta de Rosário transmitiu a final principal e todas as outras três decisões ao vivo via redes sociais.

Leia mais notícias da editoria de Esporte

Final do Citadino Principal

Saideira 2 (4)- Eduardo (Pedro Nedis de Pietro), Maurício Dutra, Lucas Loredo Tanque, Matias Freitas, Jonatas Monteiro, Lucas Doyle Neves,  Michel Ribeiro, Lucas Titio (Rian), Cauã (Paulo Jesus), Matheus (Jorge Luis da Silva) e Gabriel. Dt Willian Tufão;

Bambas 2 (2): Jonas, Ronaldinho, Miguel Najar, Fuca Varela, Fabiano (Igor), Rodrigo Budiga (22 Felipe Guma Seco), Nedinho (Rodolfo), Tainã, Nenê (Emílio), Patrique (Willian), Bruno (Wendryl depois Musquito). DT Sassá Dellavechia;

Arbitragem de Glederson Telles, com Emerson Ribeiro e Nelson Rodrigues. Árbitro auxiliar Lieber Dorneles (Todos de Alegrete).

GOLS:

Cauã aos 17 do 1º tempo e Paulo Jesus aos 36 do 2º tempo (Saideira)

Tainã Lampert aos 32 do 2º tempo e Miguel Najar aos 38 do 2º tempo (Bambas)

Foto destacada: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top