Você Está
Início > Notícias > Cidade > Surge nova possibilidade de Rosário do Sul receber um Instituto Federal

Surge nova possibilidade de Rosário do Sul receber um Instituto Federal

Após ficar de fora do anúncio dos 100 novos campi do Instituto Federal, feito pelo Ministério da Educação e Cultura na semana passada, Rosário do Sul tem nova chance de ser contemplado com uma unidade da instituição de ensino.

Em visita de comitiva federal ao Rio Grande do Sul na sexta-feira, 15, o município foi citado como um dos próximos beneficiados.

A afirmação foi feita em evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Porto Alegre, que anunciou investimentos do Novo PAC, que deve beneficiar os quase 11 milhões de habitantes do RS. O Estado será contemplado com cerca de R$ 30 bilhões, incluindo obras em diferentes áreas, como saúde, educação, infraestrutura urbana, transportes e energia.

Na oportunidade, o ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, fez menção a Rosário: “Rosário tinha até um fusca que fazia propaganda reivindicando um IF. E o presidente, sensível, anunciou no lançamento dos 100 institutos, que terão novos IF. Com certeza, Rosário será beneficiado”, declarou ele, lembrando que os IF são uma das grandes políticas exitosas de educação pública no país.

Veículo utilizado para propagar mobilização foi citado pelo ministro da Educação
Foto: Divulgação

Em seu discurso, o presidente Lula assinalou que cada centavo do montante que o Rio Grande do Sul receberá é resultado do trabalho e do suor do povo gaúcho, listando programas voltados para a promoção da educação, como a implantação de novos institutos federais. “Nós temos a obrigação de fazer esse país dar certo”, destacou.

A mobilização citada repercutiu em todo o país e teve várias frentes, englobando audiências públicas, abaixo assinados e atuação midiática em todas as plataformas. Fotos, vídeos, ações como plantio de árvore na Praça Borges de Medeiros, caminhadas, desfile carnavalesco e corrida rústica estiveram entre as tantas formas de manifestar a união da comunidade para que Rosário receba um IF.

O VW Fusca lembrado pelo ministro Santana é do empresário Márcio Ustra Ribeiro, que percorreu a cidade com o banner da reivindicação pelo IF. O veículo também divulgava música criada pelo grupo Carqueja, do qual um dos filhos dele faz parte, e que foi criada especialmente para divulgar o pedido de Rosário do Sul.

Professor do IF, o rosariense Eliézer Oliveira, afirma ser certo que Rosário irá receber um campus, resta saber se provisório (extensão) ou autônomo e oficial. Segundo ele, outras cidades que hoje contam com uma unidade passaram por processo semelhante. “A primeira possibilidade é do IF Farroupilha ou IF Sul-Riograndense criar um campus em Rosário com recursos próprios e sem verba federal. O que significa já ter um campus avançado, vinculado a outro, e não precisa prédio próprio. É mais flexível”, explicou.

A segunda possibilidade, conforme Eliézer, é que a cidade já ganhe um campus, ultrapassando o teto do governo de 100 unidades iniciais. Ele explica que haveria um entendimento de pessoas no MEC nesse sentido.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

A expectativa é que o anúncio ocorra na visita do MEC a Rosário do Sul, em meados de abril, quando a cidade celebra aniversário. O município deve ser um dos únicos visitados pela pasta em todo o país. “Querem conhecer Rosário e as pessoas que fizeram a mobilização”, afirmou o professor Eliézer, que está à frente da mobilização. A vinda de uma instituição federal deve preencher uma lacuna enorme para o município, beneficiando toda a juventude que atualmente migra para grandes centros para terminar estudos e geralmente não retornam.

Foto destaque: Reprodução/Canal GOV

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top