Você Está
Início > Notícias > Cidade > Águas dos rios começam a recuar em Rosário do Sul

Águas dos rios começam a recuar em Rosário do Sul

Após um aumento significativo das águas nos dois rios que banham Rosário do Sul, o nível começou a diminuir entre a noite de quinta-feira (17) e a manhã desta sexta-feira (18), tanto no Rio Santa Maria como no Ibicuí da Armada. A enchente no município não causou desabrigados, mas alagou todo o largo da Praia das Areias Brancas e a Avenida Beira-Rio.

Os níveis do rio Santa Maria e Ibicuí da Armada aumentaram devido à forte precipitação pluviométrica ocorrida na região e nas nascentes dos dois rios na semana passada. Em alguns pontos da região, chegou a chover mais de 160 milímetros.

O rio Santa Maria, por exemplo, tinha no domingo (13), nível de 3,88 metros, ou seja, 2,68m acima do seu nível normal. Já nesta quinta-feira (17), pela tarde, a água preenchia a Avenida Beira Rio e o camping municipal, com o nível de 4,42m acima da normalidade. A água havia baixado três centímetros na manhã desta sexta-feira (18).

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o rio Ibicuí da Armada também aponta diminuição do nível. No domingo, a marca era de 3,25m e na quinta-feira era de 3,91m acima da normalidade. No início da tarde desta sexta-feira (18), o rio havia baixado 17 centímetros.

Conforme o coordenador da defesa civil do município, Iran Najar, não foram registrados desabrigados em Rosário. Segundo ele, o nível de alerta no Rio Santa Maria, por exemplo, que pode atingir as populações ribeirinhas é de 6,30m.

ATUALIZAÇÃO:

Na manhã deste sábado (19) o Rio Santa Maria já marcava nível de 5,26 metros, ou seja, 4,06 metros acima do normal, e o Ibicuí da Armada estava com 4,44 metros, referente a 3,24 metros acima do nível.

Chuva e geada seguidas de muito calor

A chuva pode retornar ao município neste sábado (19), conforme o Clima Tempo. A mínima deve girar em torno de 13°C e a máxima em 25°C, com sol e aumento de nuvens pela manhã. À tarde e à noite podem ocorrer pancadas de chuva, com uma precipitação de 10 milímetros.

No domingo (20) não deve chover, com mínima de 10°C e máxima de 17°C. Haverá sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado.

A temperatura deve cair nos primeiros dias da próxima semana, com mínima de 4°C na segunda-feira (21), porém os termômetros subirão gradativamente, chegando à marca de mínima de 23°C e máxima de 28°C na quinta-feira. Não há previsão de chuva para esses dias.

Relembre

A instabilidade climática do mês de agosto causou prejuízos. Um vendaval atingiu o município na madrugada de 08 de agosto, quando cinco casas foram destelhadas. Os moradores atingidos receberam lonas da Defesa Civil. Postes e árvores também caíram, resultaram em falta de energia elétrica tanto na cidade como no interior. Segundo relatos, em algumas localidades, como no Campo Seco, 5º Distrito, a interrupção do serviço perdurou por mais de uma semana.

O Clima Rosul registrou 155 milímetros de chuva na cidade, somando ao acumulado do ano de 2017, que já totaliza 981,7mm. No mesmo período de 2016, o índice foi inferior, ficando em 626,6mm, conforme a mesma estação meteorológica.

Reportagem e foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top