Você Está
Início > Notícias > Miguelina Vecchio realiza palestra para mulheres em Rosário do Sul

Miguelina Vecchio realiza palestra para mulheres em Rosário do Sul

As mulheres rosarienses se reuniram na noite dessa quinta-feira (24) para assistir à palestra de Miguelina Vecchio sobre importância da mulher e seus direitos. Na ocasião, a vereadora Maria Eugênia Dutra (PDT) lançou sua pré-candidatura à deputada estadual. O encontro aconteceu no Centro Empresarial de Rosário do Sul (CER) e foi promovido pelo gabinete da vereadora.

Miguelina é socióloga, presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista do PDT, vice-presidente nacional do partido e presidente da Fundação Leonel Brizola, Alberto Pasqualini no Rio Grande do Sul. Há 20 anos, percorre o mundo realizando palestras e mesas de conversa sobre o empoderamento feminino e a defesa dos seus direitos. Este mês, já abordou o tema em encontros no Uruguai e o próximo destino é em Genebra, na Suíça.

Miguelina é presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista do PDT

Em entrevista à Gazeta, Miguelina discorreu que suas palestras abordam sobre os direitos das mulheres, como ao voto e à cidadania. Tratou também sobre o direito reprodutivo. “Acho que a pílula nos emancipou mais que o voto, porque a possibilidade de tu definir qual o tamanho da família que tu quer ter é muito importante”, destaca.

O aborto também foi uma questão debatida pela palestrante. “Não vamos tocar na questão moral do aborto, não vamos discutir se eu sou a favor ou contra (…). Não quero tratar o aborto como uma questão da igreja, quero tratar o aborto como uma questão de classe”, salienta. O empoderamento, principalmente na área política, também foi tratado. “Falta às mulheres quererem ser direção, porque é diferente um mandato que tem um olhar feminino”, finaliza Miguelina.

Mulheres rosarienses lotaram o CER para assistir à palestra promovida pela Procuradoria Especial da Mulher

Instituída no ano passado, a Procuradoria Especial da Mulher de Rosário do Sul já promoveu diversas palestras sobre o tema, além de realizar atividades nos bairros da cidade. Maria Eugênia é a procuradora e destacou que a promoção de encontros sobre o tema são prioridade. “Pra nós, é importante trabalhar muito nessa área, principalmente pelo alto índice de violência contra mulher em nossa cidade”, finalizou.

O deputado federal Afonso Motta (PDT) esteve presente e, em entrevista à Gazeta, frisou a relevância do debate. “É evidente que a participação política das mulheres é tema internacional. É um momento em que estas questões estão em debate público em toda a parte”, disse.

Deputado Estadual Afonso Motta esteve presente no evento

Miguelina lançou Maria Eugênia como pré-candidata à deputada estadual

No encerramento do encontro, Miguelina anunciou que Maria Eugênia seria pré-candidata a deputada estadual pelo PDT. Em entrevista à Gazeta, Maria Eugênia destacou que o principal motivo à candidatura é a importância em incentivar as mulheres para a carreira política. “Meu trabalho vai ser diretamente aos que mais precisam de mim, como os idosos, as crianças e as mulheres. O objetivo principal é ajudar Rosário do Sul”, explicou.

Motta discorreu sobre a pré-candidatura da vereadora. “Nós, como temos um vínculo com a região, manifestamos nosso apoio e reconhecimento pelo trabalho da Maria Eugênia. Desejamos poder fazer um trabalho em conjunto, valorizando uma candidatura para Rosário do Sul”, disse à reportagem.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário 

Fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top