Você Está
Início > Notícias > Geral > Plenária discutirá a situação da educação pública em Rosário do Sul e no estado

Plenária discutirá a situação da educação pública em Rosário do Sul e no estado

Desde o último dia 11 professores e escolas da rede estadual de Rosário do Sul estão em greve, assim como no restante do Rio Grande do Sul. O protesto é decorrente dos constantes parcelamentos e atrasos dos salários dos servidores públicos, que chegaram a receber R$350 no último mês. Para debater os rumos da situação e da educação pública no município e no estado, uma plenária será realizada nesta sexta-feira (22), na Escola Estadual de Ensino Médio Plácido de Castro.

O evento começa a partir das 15h e a organização pede que os interessados em participar levem cadeiras, visto que a ocasião deve agregar grande público. No município, a greve foi anunciada durante o desfile de 7 de setembro. Das escolas da cidade que aderiram ao movimento, Bartelle, Plácido de Castro, Anchieta, Nossa Senhora do Rosário e Ruy Ramos permanecem paradas. Já no Emília Prates, Marçal Pacheco e o Independência apenas alguns dos profissionais paralisaram as atividades.

Na tarde dessa quinta-feira (21), membros do CPERS de Rosário do Sul participam de plenária regional em Santana do Livramento (foto), onde expõem a situação do município. Segundo o professor Marcelo Noriega, pelas estimativas da entidade, 80% dos servidores estaduais de educação de Rosário estão em greve.

No último dia 14, servidores realizaram protesto pelo Dia Nacional de Luta em Defesa dos Serviços Públicos em todo o país, inclusive em Porto Alegre. O ato reuniu centenas de pessoas para debater as políticas que vêm sendo conduzidas pelos governos municipal, estadual e federal, que afetam a classe.

Recentemente, a Justiça do Rio Grande do Sul determinou, por meio de liminar, que servidores públicos estaduais com salário parcelado podem faltar ao trabalho sem que o governo possa descontar seus salários. Até a última segunda-feira (18), os servidores haviam recebido 1,2 mil por matrícula.

Já na próxima semana, dia 29, o CPERS convoca os educadores a participarem da Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no Gigantinho, em Porto Alegre. O evento tem o objetivo de avaliar a mobilização da categoria.

Reportagem: Caroline Motta
Foto: Divulgação / CPERS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top