Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rotary promove 28ª Conferência Distrital em Rosário do Sul

Rotary promove 28ª Conferência Distrital em Rosário do Sul

O fim de semana foi cheio de atividades para os rotarianos do Distrito 4780. A sessão solene de abertura da 28° Conferência Distrital aconteceu na última sexta-feira (18), no salão da Igreja Matriz de Rosário do Sul. Com o tema “Viver Rotary faz a diferença”, o governador rosariense, Eusébio Prevedello, apresentou as atividades realizadas durante sua gestão rotária 2017-2018.  O evento também priorizou a confraternização com companheiros rotarianos de 23 municípios e 49 clubes. 

As atividades tiveram início na última quinta-feira (17). A equipe distrital, o colégio de governadores, presidentes e governadores assistentes recepcionaram Ronald D’elia, representante pessoal do presidente do Rotary Internacional, Ian Riseley.

Na sexta-feira (18) à tarde, os rotarianos descerram uma placa comemorativa e plantaram “A Árvore de Amizade”, na Praça Borges de Medeiros. O objetivo é concretizar a conferência na cidade, por isso a placa deve estar localizada em um local público. Esta é uma tradição que acontece todos os anos na cidade onde o evento é sediado.

Prevedello plantando a “Árvore da Amizade”

À noite aconteceu a sessão solene de abertura da Conferência. Na ocasião, os 49 Rotarys da região desfilaram suas bandeiras. Durante a cerimônia, Prevedello falou sobre a satisfação em cumprir a gestão 2017-2018. Em entrevista à Gazeta, ele destacou que a conferência é o ponto mais alto do ano rotário. “É na conferência que avaliamos os trabalhos realizados durante o ano e também é o momento do reencontro dos companheiros onde podemos trocar experiências e um forte abraço”, disse.

Sobre a experiência de exercer a função de governador distrital, Prevedello diz ser desafiador. “Nós temos que fazer um trabalho com que todos os rotarianos se sintam bem, que os clubes sejam mais eficazes, eficientes e atraentes. Além disso, é uma bela experiência de vida que a gente vai levar pra sempre”, enfatizou. O mandato de Prevedello se encerra em 30 de junho.

Rotarianos da cerimônia de descerramento da placa e plantio da árvore

Já D’Elia transmitiu a mensagem enviada pelo presidente do Rotary Internacional, Ian Riseley. Ele foi governador do Distrito 4430 há dez anos, e foi nomeado para representar o presidente do Rotary Internacional. “Como o presidente do Rotary Interncaional não pode estar em todas [as conferências], ele honra alguns governadores mais antigos pra vir representá-lo”, explica.

O representante destacou, também, a importância do evento para reunir os rotarianos. “A conferência é o ápice da gestão do governador. É onde ele presta um pouco de contas sobre o que ele fez, é onde ele faz uma congregação de companheirismo entre os rotarianos que aqui estão”, finaliza.

Desfile de bandeiras dos clubes rotarianos

No sábado (18), a Conferência Distrital deu continuidade à programação. Pela manhã, aconteceu a primeira sessão plenária e palestras de cunho motivacional e inspirador foram realizadas no decorrer do dia. As ocasiões contaram com os palestrantes Antônio José Zago, governador do Distrito 4440 em 2012/2013; Eveline Rocha Sudatti, advogada; Arlindo Luiz Disconzi, médico; e Moacir Guazzina, diretor regional da Rede Fronteira de Comunicação.

Além dessas atividades, houve a apresentação do Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ), com a participação de quatro intercambistas. Na ocasião, o governador eleito para a gestão 2018-2019 foi apresentado. Eduardo Domingues é natural de Uruguaiana e tomará posse do cargo dia 13 de julho.

Para finalizar a conferência, um jantar festivo aconteceu no Clube Comercial na noite de sábado. Foi o momento de entrega de premiações e reconhecimentos aos rotarianos que se destacaram em suas funções durante o ano.

Eusébio Prevedello, governador do Distrito 4780

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Fotos: Julio Lemos / gazeta de Rosário

Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top